ACADEMIA DO PAPO



Blogueiros: tribunos internautas

Uma das coisas saudáveis que está acontecendo em Conquista neste ano de 2008 é o interesse das pessoas discutindo aspectos de nossa administração municipal e, por conseguinte de nossa cidadania. Todo mundo que mora aqui sabe que a Tribuna de Discussão político-sócio-administrativa da cidade é a Praça Barão do Rio Branco. É ali que parte significativa dos nossos mais experientes cidadãos discute os rumos da cidade. É bem verdade que os resultados das discussões nem sempre são avaliados quanto à materialização de propostas. Mas tudo bem. Pelo menos os nossos administradores mais diretos (Prefeito, secretários e coordenadores municipais) ficam sabendo que os seus procedimentos estão sendo analisados pelas Comissões de Notáveis instaladas naquela Praça e que aqueles senhores o fazem abertamente e de forma desideologizada (em alguns casos) sem remuneração e designação oficial.

Além da Praça, surgiu agora nessa primeira década do século XXI, outro meio de informação bastante utilizado pelos nossos cidadãos: O BLOG. Conquista tem hoje o Blog de Herzem, o de Anderson, o de Paulo Nunes, o de Marcelo, o do MFC, o de Eduardo Moraes, o de Nildo Freitas, o Núcleo Universitário e outros sites que promovem um constante e acalorado debate sobre os rumos de nossa cidade. Nossos blogs, geralmente muito bem desenvolvidos pelos webmasters trazem notícias instantâneas sobre a cidade e o Brasil que geralmente se tornam motivos de boas discussões. Posso dizer que em alguns casos a coisa resvala para o ataque e a defesa de bandeiras partidárias, mas tudo acaba bem ao final.

Como sou leitor do que se escreve em portas de banheiros, admito ser um curioso leitor de pendengas em blogs. As coisas funcionam praticamente do mesmo modo. Um sujeito faz uma crítica a um evento ou pessoa e imediatamente aparece alguém fazendo a defesa. Em seguida um terceiro interfere (como fez Chateaubriand na briga de José Veríssimo com Silvio Romero) e aí a coisa rola com mais participações de quem é a favor ou contra a crítica. O pau rola, mas tudo acaba com uma das partes dizendo que a outra não passa de uma ressentida e que é a inveja que está movendo a sua crítica. O atacado diz que está tranqüilo e o outro ou a outra pessoa é que é puxa saco de “A” ou de “B” por isso o defende. Como se dizia nos anos 70: é o maior barato! Prá ser sincero, acho que estou ficando viciado na leitura dos bate-bocas dos internautas.

Lamentamos apenas que algumas dessas pessoas não usem os nomes autênticos. São os famosos fakes, como dizem os ingleses. Mas sendo falso ou verdadeiro vou mencionar alguns que mais entusiasmam o debate. O primeiro deles é o Rafael Nunes, que pelas informações que tenho, dizem se tratar do filho caçula do nosso amigo José William. O Rafael é um ferrenho combatente dos críticos do seu Pai. Ele parece que já acorda cedo procurando saber “quem é o safado que está falando mal de Papai”. Com toda sinceridade: confesso que dou toda a razão a ele. Quem é que gosta ver o pai sendo achincalhado? Só se o sujeito não tiver amor à Família. Por isso gosto do Rafael. Se falarem mal do seu Pai, ele senta o cacete no detrator e não tem conversa. É isso aí Rafael, defenda seu Pai.

Outro que aparece dando sua contribuição diária é o José Valente. Esse é danado. Mete o pau em tudo que considera errado. E faz excelentes observações sobre o nosso cotidiano. Seja no campo político, no administrativo e/ou no social. O homem não tem pena do que vê de errado. Em alguns casos chega a ser um pouco agressivo, mas não podemos deixar de reconhecer sua coerência e sua base intelectual para avaliar nossa realidade. A última crítica feita foi enviada diretamente a mim. Chamou-me a atenção para aspectos de nossa sociedade periférica e dos nossos apenados no Presídio e cárceres locais. Realmente o Valente tem toda a razão. São temas que merecem uma apreciação e um tratamento mais respeitosos por parte de todos os cidadãos. Principalmente dos gestores públicos (Executivo e Judiciário).

Mas a lista dos Blogueiros-Tribunos não pára por aí. Temos Francisca que parece ser contra a administração atual. Temos a Bea que não alivia ninguém. Tem o Mário que todo dia manda seus torpedos. J. Dean também é muito constante nos blogs. Tem uma guerreira chamada Jéssica Camargo (que defende seus pontos de vista parecendo o Rafael defendendo o Pai). Tem o Antônio Fernandes que apesar de ter um dos sobrenomes de Pedral é um defensor ardoroso da administração atual. Por último – dentre tantos não citados - tem o Sérgio Lima que parece não gostar de muitas pessoas da Câmara de Vereadores (especialmente Lígia Matos e Zé William). Em relação a este último, Sérgio só o trata pelo nome de Zé Bruto (dando oportunidade para Rafael, herdeiro político de Zé, sentar a pua nele). Leiam e ouçam os recados dos Blogs. É o maior barato. Um abraço cordial e até a próxima.



Paulo Pires
Professor UESB-FAINOR.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu parecer sobre esse tema.