É Natal...


Caros Amigos:

Penso que o maior objetivo a ser conquistadoc por

todos os SERES HUMANOS seja a FELICIDADE !!!

E vejo também que a FELICIDADE não está relacionada

com o acúmulo de bens materiais, mas, verdadeiramente

com a PAZ DE ESPÍRITO E CONSCIÊNCIA TRANQUILA!!!


Assim, desejo a todos UM NATAL CHEIO DE FELICIDADE

SAO LADO DA(S) FAMÍLIA(S) E UM NOVO ANO REPLETO

DE HARMONIA, PAZ, TRANQUILIDADE E FELICIDADE !!!


Cordialmente, Prof. Dirlêi A Bonfim.

DIRLÊI BONFIM E RICARDO MARQUES::É HOJEEEEE!!!





Olá Pessoal :
Eu e Ricardo estaremos amanhã no PROJETO
CULTURAL - QUINTAS DE MAIO, numa
Apresentação única a partir das 20:00 no
Teatro Carlos Jeovah, localiz. alí na Praça
da Bandeira no Centro.
Será um momento de boas canções de MPB
POESIA, CONTOS, CAUSOS ... um SARAU !!!
Ficaremos felizes com as presenças dos
Amigos de todas as Tribos. Grato. Até mais.
DIVULGUEM !!! Grato a todos.
Atenciosamente,
Dirlêi A Bonfim e Ricardo Marques.

Saramago


Olá Pessoal :

Infelizmente, o mundo fica mais pobre, a Literatura fica pouco mais vazia... morre José Saramago único Prêmio Nobel em Língua Portuguesa... segue um pequeno texto de um poeta portugues a falar sobre a obra de Saramago...

Atenciosamente,
Prof. Dirlëi A Bonfim.


"ao Saramago não se perdoa ser um português que se atreveu a ganhar o Prêmio Nobel da Literatura e que diz que não acredita em Deus”.


O
poeta Manuel Alegre, sobre tais acontecimentos, declarou: "Isto é uma história portuguesa cheia de preconceitos e fantasmas. Em primeiro lugar é preciso ler o livro de José Saramago. Ele é um grande escritor, mas parece que não se perdoa a Saramago, ser um grande escritor da língua portuguesa, ser um Prémio Nobel e não ser um homem religioso". "Ele escreveu um livro, mas não vejo ninguém discutir o livro. Só vejo discutir as opiniões que com todo o direito ele expressou sobre a Bíblia". Conforme questiona Alegre, "[a]s pessoas podem não estar de acordo com aquilo que ele diz, mas como é que se pode pôr em causa a seriedade de um homem que diz aquilo que pensa". Ele considera tais acontecimentos como "um preconceito" e "resquícios de dogmatismo". "Não lhe podem negar o direito de escrever um livro e também não se pode crucificar o Saramago por exprimir as suas opiniões e menos ainda por ser um grande escritor, e menos ainda por ser um Prémio Nobel". Finalizando, disse que "ao Saramago não se perdoa ser um português que se atreveu a ganhar o Prémio Nobel da Literatura e que diz que não acredita em Deus".[32]

Devido a tais acontecimentos, Saramago chegou até mesmo a propor dois novos direitos à Declaração Universal dos Direitos Humanos: o direito à dissidência e à heresia[23] (que, na verdade, já estão contidos no artigo XVIII de tal carta que expressa que "[t]oda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião", e no artigo XIX, também da DUDH, que expressa que "[t]oda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão", bem como dentro do direito de liberdade religiosa quando expresso na Constituição de um Estado Laico, como é o caso de Portugal e do Brasil, embora muitas pessoas não tenham consciência disso devido a postura da Igreja Católica e da imprensa em tais países - algo que confirma essa afirmação é o facto de um jornalista chegar a declarar, em clara oposição a uma ideia de democracia, que "[s]ó quem acredita que a Bíblia tem alguma relação com a palavra de Deus está habilitado para sobre ela fazer considerações éticas".[33] Claramente, não é necessário acreditar em um "poder ético" daquele livro para poder criticá-lo, basta ter consciência dos seus efeitos sociais, e isso afeta a todos, inclusive quem é ateu como Saramago. Conforme o próprio Saramago declarou, "como não sou inteiramente burro, ganhei muito cedo a consciência do peso da religião na vida humana. E como, depois, quando se entra em leituras históricas e se encontra com o desastre, digamos, do alargamento da influência do cristianismo, que isso custou cidades destruídas, milhares de pessoas mortas, assassinadas, degoladas, queimadas… As Cruzadas foram qualquer coisa que a Igreja devia pedir perdão, além é clara da Inquisição...!"[34]).

EDIGAR MAO BRANCA e RICARDO MARQUES


Aos Companheiros do PV DE CONQUISTA E REGIÃO

O PV DE VITÓRIA DA CONQUISTA, ontem a noite LANÇOU AS PRÉ-CANDIDATURAS aos cargos de DEP.FEDERAL EDIGAR MAO BRANCA e DEP. ESTADUAL RICARDO MARQUES, bela FESTA com a participação expressiva da sociedade, no salão da Câmara de Vereadores lotado, uma bela Demonstração de civilidade e Democracia !!! Avante as Candidaturas de EDIGAR MÃO BRANCA e RICARDO MARQUES, que sejam bem sucedidos !!! Temos um longo caminho a percorrer !!! Boa Sorte e Sucesso a todos!!! Estamos no caminho certo ! (31/05/2010)**

Temos muito TRABALHO PELA FRENTE !!! Agora é arregaçar as mangas e cair na LUTA no CAMPO
de BATALHA nas ESCOLAS, COLÉGIOS, VILAS, DISTRITOS, NAS IGREJAS, REPARTIÇÕES, FACULDADES, UNIVERSIDADES, NA PERIFERIA, NO CENTRO, NO INTERIOR DAS CIDADES, EM TODOS OS LUGARES...
VAMOS ELEGER NOSSOS REPRESENTANTES !!!

Atenciosamente,

Prof. Dirlêi A Bonfim

É jovem? É moderno? É Marina


Estar lá atrás nas pesquisas não diminui a empolgação por Marina Silva da juventude bem-nascida, bem conectada e bem-pensante Juliana Linhares e Edu Lopes...
Proselitismo na internet, nas festas, até no elevador: entusiasmo para divulgar e promover a candidatura de Marina.
Marina Silva, 52 anos, pode não ter base partidária importante, fartos recursos de campanha nem espaço para crescer. Mas tem uma coisa que faz qualquer adversário morrer de inveja:bandos de jovens encantados com seu discurso e sua personalidade, dispostos a erguer as mangas dos moletons, de marca, e gastar as solas dos tênis, de grife, para nadar contra todas as evidências pré-eleitorais e elegê-la presidente.

Ainda por cima, eles se dispõem a fazer tudo isso na moral, muitas vezes bancando pequenas despesas, e na maior animação - lembram-se de um partido que no passado distante era assim? São os "marineiros", como se autodenominam os defensores da candidata do Partido Verde, em geral jovens das classes média e alta que estudaram em bons colégios, seguiram profissões conectadas à modernidade e têm na causa ambiental a maior, se não única, energia mobilizadora. Sem hesitação, declaram-se unanimemente a-pai-xo-na-dos por Marina. Ela é honesta e o poder não subiu a cabeça !

O carioca Eduardo Rombauer, hoje com 30 anos, é marineiro de primeira hora. Quando ainda estava no Ministério do Meio Ambiente, em 2007, Marina dava uma palestra em Brasília quando percebeu alguns estudantes, Rombauer à frente, que distribuíam broches com seu rosto pintado. Mandou pedir que parassem. Dois anos depois, em outra palestra, lá estava o grupinho de Rombauer, que pediu e obteve uma conversa com ela.

"Lembra dos broches? Fui eu que fiz. Agora, vou retomar a campanha pela sua candidatura. Nem que a senhora não queira", relembra o carioca insistente. "Ela disse: ‘Menino, faça isso,não. Vai me dar problema para mais de metro’." Rombauer foi em frente e criou o Movimento Marina Silva. "Cinco meses depois, o PV a convidou para ser a candidata do partido à Presidência. Não tenho dúvida de que isso aconteceu por nossa causa." O movimento atualmente tem 20 000 seguidores virtuais.

Com seu jeito habilidoso de falar e a tranquilidade de quem só tem a ganhar numa eleição que a projetará como personalidade carismática, mesmo com os atuais 12% de preferência de votos, Marina afaga os fãs. "Os jovens são portadores naturais da antecipação do mundo. Enquanto a gente vai consolidando uma experiência, eles desequilibram tudo, e buscam outra coisa. É isso que faz com que o mundo não pare", diz. Pesquisadores políticos acompanham com interesse a campanha espontânea em favor de Marina.

"Esta disputa tem dois candidatos mais velhos, que remetem ao século XX. Quem traz uma conversa nova para esses meninos é a Marina", diz Antonio Lavareda, profissional do marketing político. Um exemplo: referências à militância contra a ditadura, constantes das biografias de José Serra e Dilma Rousseff, tendem a provocar efeito zero, quando não rejeição, nessa parcela do eleitorado.

"A gente quer pensar no futuro, não no passado. Eu respeito, mas para mim é só um jeito de colocar alguma qualidade na Dilma, que não tem nenhuma. A Marina é o nosso Obama, a nossa esperança", exalta Matheus Braz, 16 anos, de Ilhéus, Bahia, que se apresenta como "web ativista" da candidata. "Eu descubro pesquisas e links sobre ela e passo para os outros. Gasto duas horas por dia nisso. Mas faço de uma maneira consciente, sem entupir a caixa postal das pessoas", explica.

Outras ações espontâneas têm o mesmo ar de cativante ingenuidade só permissível em candidaturas alternativas. A produtora de objetos para cinema Camila Tarifa, paulistana de 25 anos, fez uma vaquinha entre os amigos e mandou confeccionar por bordadeiras da Paraíba, claro que de uma comunidade carente, 200 bonequinhas em forma de broches.

"Elas serão marininhas, e virão com coque e xalezinho, como ela", descreve Camila.

Para os marineiros, todo argumento potencialmente desvantajoso para a candidata dispara logo um contra-argumento. Marina tem poucas intenções de voto e nenhuma probabilidade deganhar as eleições? "É porque ela só é conhecida por 25% das pessoas. Tem gente que ainda a confunde com a Heloísa Helena. Mas, quando os outros 75% a conhecerem, vão todos gostar dela", rebate Rombauer. Marina é evangélica, da Assembleia de Deus, e sabida e publicamente contrária ao casamento gay? "Ela não vai colocar sua fé acima de tudo. Vai fazer plebiscitos e, se a população for a favor dessas questões, vai aceitá-las", acredita o cineasta Victor Fisch, 25, inventor de peculiar ação de marketing pró-Marina.

"Chamo de guerrilha de elevador. Se estou num com minha mulher e uma terceira pessoa entra, começo a dizer para a Camila: ‘Hoje eu vi aquela tal de Marina na televisão. Ela é boa, viu? Devemos prestar mais atenção nela’."

Outro público junto ao qual a candidata faz sucesso é o das socialites ambientalmente esclarecidas. Quem a introduziu nessa floresta foi a paulista Ana Paula Junqueira, 39, umaespécie de anti-Marina: rica de berço, milionária por casamento, usuária de grifes de altíssimo luxo, frequentadora de festas famosas de todos os continentes. Ana Paula tem pretensões políticas - atualmente, ambiciona uma candidatura a deputada federal pelo PV - e deu uma festa para apresentar Marina a seu círculo de amizades. Como nas altas-rodas da Califórnia, teve até lama tibetano na festa.

Com a candidata, diz ter aprendido muita coisa, "inclusive a melhorar os meus speeches. Agora, na hora de falar, falo com o coração". Na sua opinião, "Marina só se compara a Mandela" - a quem conhece pessoalmente, aliás. Outra entusiasta, a joalheira chique Elisa Stecca, 46, doou joias para um leilão de arrecadação de fundos para a campanha do PV e tem motivos astrológicos para seu engajamento: "A era de Aquário, de que tanto se fala desde os anos 60, agora chegou, com Marina".

Criada num seringal no Acre, em meio a dificuldades inimagináveis mesmo para os muito humildes, Marina circula com naturalidade nesses meios rarefeitos. Para os que a consideram uma espécie de avatar reencarnado, ela reserva a surpresa da vaidade saudável. "Minha avó sempre dizia: ‘Minha filha, mulheres que não são avantajadas nem em cima nem embaixo têm de ter pelo menos a cintura fina’", explica sobre os cintos marcantes. E o coque onipresente? "É porque meu cabelo está muito branco e disseram que eu pareço uma alma", ri. De salto alto e maquiagem de uma marca japonesa (tem alergia às outras), ela se considera, sim, elegante. "Acho que eu estou bem na foto", define.

Visto que pesquisas do PV indicam que 60% de seus eleitores têm entre 18 e 44 anos e estão dia e noite na internet, Marina, que usa o computador basicamente para mandar e-mails, entende a importância da web e agora tem um assessor de Twitter. Melhor do que isso, só a espontaneidade de apoios como o de Renata de Azevedo e Rangel Mohedano, ambos de 29 anos, engenheiros ambientais, que se casaram no começo de maio e, junto com os bem-casados, distribuíram adesivos dela. "A Marina faz parte da nossa história como casal e como indivíduos", explica a noiva, numa linguagem tipo assim totalmente marineira.
Ela é honesta, tranqüila, verdadeira e o poder não subiu a cabeça !

C O N T O D E N A T A L



FELIZ NATAL, ou seria FELIZ PÁSCOA

O fato é que nesses dias do ano se fala tanto
De perus, assados, ceias, recepções, compras, presentes
Confraternizações festas, comemorações, enfim,
Que até imaginamos que tudo será diferente no dia seguinte
Que vai mudar, que as pessoas serão mais felizes
Que não teremos mais tantas crianças amargando
O abandono dos pais, do estado de todos nós
Que não teremos mais mendigos implorando
Por uma pada de pão, que não teremos mais
Crianças assassinadas noutras candelárias
Que não teremos mais os ódios camuflados por trás
Dos acordos de paz, avalizados pela ONU
Que teremos paz, que teremos harmonia
Que todas as preces serão ouvidas
Que as diferenças serão respeitadas, sejam raciais, religiosas ou sociais
E que os atentados econômicos, ou terroristas, nos darão uma trégua
Que por um instante teremos mais respeito uns pelos outros
Se não como seres humanos, mas como animais, que somos...

Que não teremos mais analfabetos, nem escravos, nem tiranos . . .
Que não teremos mais fome, esses fantasmas que assustam a tantos
E assim, estaremos saciados do pão dos vocábulos e da poesia
Que teremos oportunidades iguais, igualdade, fraternidade, liberdade. E que não será apenas nos filmes da TV, ou nas lendas dos livros . . .
Acesso a informação, a educação, a saúde, habitação e ao lazer Enfim, que tenhamos uma vida mais digna.

Que a sociedade, será menos hipócrita e mais verdadeira
Que terá a coragem e a decência necessárias de olhar nos olhos com a candura e a verdade peculiar das crianças.
Portanto, ainda que, apenas por um instante no limiar desse 3.º. (terceiro milênio), que tenhamos a sapiência das antigas civilizações e que a prioridade seja sempre o homem.

Celebremos então em paz essa nova passagem com tranqüilidade já que nos encontramos nesse transe da efemeridade que é a vida. . . .
E deixemos fluir um pouco de paz em nossos corações.
Dirlêi A Bonfim

L E V A N T E da (M.B.P).

Convoquemos todos os poetas, compositores
Maestros, enfim todos os Batutas, menestréis
Para que façamos o resgate imediato da
Música Popular Brasileira,

Chega de enganação, chega de coisas descartáveis
Chega de mal gosto, chega de retrocesso,
Não se agüenta mais toda essa imposição da mídia
A chamada Ditadura da mídia, portanto,

Há de se ter bom senso, bom gosto, sensatez
Precisamos de mais alternativas de qualidade
E de menos alienação cultural
Precisamos de coragem, de que a sociedade
Assuma a falta de educação e voltemos a ler
A nos interessar por coisas mais relevantes
A cultivar a boa música, a literatura,

Precisamos descobrir mecanismo de reeducação
Que tenhamos mais respeito pela verdadeira
Cultura Popular Brasileira,
Que respeitemos mais os nossos compositores, interpretes
E assim nesse instante, vamos evocar os espíritos de

Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Cartola, Elis, Luiz Gonzaga,
Humberto Teixeira, Heitor Vila-Lobos, Tom Jobim,João Gilberto, Chico Buarque,Caetano, Gil, Ivan Lins, João Bosco, Guilherme Arantes, Chico César, Lenine, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Pixinguinha, Zimbo Trio, Edu Lobo, Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal, Cama de Gato, Elomar Figueira, Gonzaguinha, Tim Maia, Dolores Duran,Djavan, Família Caimmy,Renato Brás, Renato Russo, Cazuza, Jackson do Pandeiro, Lupicínio Chico Science, todo pessoal do Clube da Esquina, de Milton Nascimento a Toninho Horta, de Fernando Brant a Lô Borges, de Paulinho Pedra Azul a Celso Adolfo a vanguarda paulista, de Itamar Assunção a Arrigo Barnabé, de Ednardo a Fernando Lopes de Nilson Chaves a Eudes Fraga, todos os Festivaleiros tão bons e que não aparecem na mídia e tantos... para que, voltemos a ouvir rádio, e naturalmente todos os compositores conquistenses e assim defato possamos resgatar a Música Popular Brasileira. VIVA A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA...