C O N T O D E N A T A L



FELIZ NATAL, ou seria FELIZ PÁSCOA

O fato é que nesses dias do ano se fala tanto
De perus, assados, ceias, recepções, compras, presentes
Confraternizações festas, comemorações, enfim,
Que até imaginamos que tudo será diferente no dia seguinte
Que vai mudar, que as pessoas serão mais felizes
Que não teremos mais tantas crianças amargando
O abandono dos pais, do estado de todos nós
Que não teremos mais mendigos implorando
Por uma pada de pão, que não teremos mais
Crianças assassinadas noutras candelárias
Que não teremos mais os ódios camuflados por trás
Dos acordos de paz, avalizados pela ONU
Que teremos paz, que teremos harmonia
Que todas as preces serão ouvidas
Que as diferenças serão respeitadas, sejam raciais, religiosas ou sociais
E que os atentados econômicos, ou terroristas, nos darão uma trégua
Que por um instante teremos mais respeito uns pelos outros
Se não como seres humanos, mas como animais, que somos...

Que não teremos mais analfabetos, nem escravos, nem tiranos . . .
Que não teremos mais fome, esses fantasmas que assustam a tantos
E assim, estaremos saciados do pão dos vocábulos e da poesia
Que teremos oportunidades iguais, igualdade, fraternidade, liberdade. E que não será apenas nos filmes da TV, ou nas lendas dos livros . . .
Acesso a informação, a educação, a saúde, habitação e ao lazer Enfim, que tenhamos uma vida mais digna.

Que a sociedade, será menos hipócrita e mais verdadeira
Que terá a coragem e a decência necessárias de olhar nos olhos com a candura e a verdade peculiar das crianças.
Portanto, ainda que, apenas por um instante no limiar desse 3.º. (terceiro milênio), que tenhamos a sapiência das antigas civilizações e que a prioridade seja sempre o homem.

Celebremos então em paz essa nova passagem com tranqüilidade já que nos encontramos nesse transe da efemeridade que é a vida. . . .
E deixemos fluir um pouco de paz em nossos corações.
Dirlêi A Bonfim

L E V A N T E da (M.B.P).

Convoquemos todos os poetas, compositores
Maestros, enfim todos os Batutas, menestréis
Para que façamos o resgate imediato da
Música Popular Brasileira,

Chega de enganação, chega de coisas descartáveis
Chega de mal gosto, chega de retrocesso,
Não se agüenta mais toda essa imposição da mídia
A chamada Ditadura da mídia, portanto,

Há de se ter bom senso, bom gosto, sensatez
Precisamos de mais alternativas de qualidade
E de menos alienação cultural
Precisamos de coragem, de que a sociedade
Assuma a falta de educação e voltemos a ler
A nos interessar por coisas mais relevantes
A cultivar a boa música, a literatura,

Precisamos descobrir mecanismo de reeducação
Que tenhamos mais respeito pela verdadeira
Cultura Popular Brasileira,
Que respeitemos mais os nossos compositores, interpretes
E assim nesse instante, vamos evocar os espíritos de

Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Cartola, Elis, Luiz Gonzaga,
Humberto Teixeira, Heitor Vila-Lobos, Tom Jobim,João Gilberto, Chico Buarque,Caetano, Gil, Ivan Lins, João Bosco, Guilherme Arantes, Chico César, Lenine, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Pixinguinha, Zimbo Trio, Edu Lobo, Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal, Cama de Gato, Elomar Figueira, Gonzaguinha, Tim Maia, Dolores Duran,Djavan, Família Caimmy,Renato Brás, Renato Russo, Cazuza, Jackson do Pandeiro, Lupicínio Chico Science, todo pessoal do Clube da Esquina, de Milton Nascimento a Toninho Horta, de Fernando Brant a Lô Borges, de Paulinho Pedra Azul a Celso Adolfo a vanguarda paulista, de Itamar Assunção a Arrigo Barnabé, de Ednardo a Fernando Lopes de Nilson Chaves a Eudes Fraga, todos os Festivaleiros tão bons e que não aparecem na mídia e tantos... para que, voltemos a ouvir rádio, e naturalmente todos os compositores conquistenses e assim defato possamos resgatar a Música Popular Brasileira. VIVA A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA...

O MEDO CAUSADO PELA INTELIGÊNCIA


Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar seu discurso de estréia na Câmara dos Comuns, foi perguntar a um velho parlamentar, amigo de seu pai, o que tinha achado do seu primeiro desempenho naquela assembléia de vedetes políticas.

O velho pôs a mão no ombro de Churchill e disse, em tom paternal: “Meu jovem, você cometeu um grande erro.

Foi muito brilhante neste seu primeiro discurso na Casa. Isso é imperdoável !

Devia ter começado um pouco mais na sombra. Devia ter gaguejado um pouco.
Com a inteligência que demonstrou hoje, deve ter conquistado, no mínimo, uns trinta inimigos. O talento assusta".


Ali estava uma das melhores lições de abismo que um velho sábio pôde dar ao pupilo que se iniciava numa carreira difícil. Isso, na Inglaterra... Imaginem aqui, no Brasil. Não é demais lembrar a famosa frase de Ruy Barbosa:
Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma Ciência”.


A maior parte das pessoas encasteladas em posições políticas é medíocre e tem um indisfarçável medo da inteligência.


Temos de admitir que, de um modo geral, os medíocres são mais obstinados na conquista de posições. Sabem ocupar os espaços vazios deixados pelos talentosos displicentes que não revelam o apetite do poder. Mas, é preciso considerar que esses medíocres ladinos, oportunistas e ambiciosos, têm o hábito de salvaguardar suas posições conquistadas com verdadeiras muralhas de granito por onde talentosos não conseguem passar.


Em todas as áreas encontramos dessas fortalezas estabelecidas, as panelinhas do arrivismo, inexpugnáveis às legiões dos lúcidos. Dentro desse raciocínio, que poderia ser uma extensão do "Elogio da Loucura", de Erasmo de Roterdan, somos forçados a admitir que uma pessoa precisa fingir-se de burra se quiser vencer na vida. É pecado fazer sombra a alguém até numa conversa social. Assim como um grupo de senhoras burguesas bem casadas boicota, automaticamente, a entrada de uma jovem mulher bonita no seu círculo de convivência,por medo de perder seus maridos, também os encastelados medíocres se fecham como ostras, à simples aparição de um talentoso jovem que os possa ameaçar. Eles conhecem bem suas limitações, sabem como lhes custa desempenhar tarefas que os mais dotados realizam com uma perna nas costas.



Enfim, na medida em que admiram a facilidade com que os mais lúcidos resolvem problemas, os medíocres os repudiam para se defender. É um paradoxo angustiante .
Infelizmente, temos de viver segundo essas regras absurdas que transformam a inteligência numa espécie de desvantagem perante a vida.



Como é sábio o velho conselho de Nelson Rodrigues: "Finge-te de idiota, e terás o céu e a terra". O problema é que os inteligentes gostam de brilhar. Que Deus os proteja, então, dos medíocres.

O Surpreendente LULA




O SURPREENDENTE LULA


FHC, o farol, o sociólogo, entende tanto de sociologia quanto o governador de São Paulo, José Serra, entende de economia. . .



Lula, que não entende de sociologia, levou 32 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores; que não entende de economia, pagou as contas de FHC, zerou a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos.



Lula, o “analfabeto”, que não entende de educação, criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos, e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva o filho do pobre à universidade.



Lula, que não entende de finanças nem de contas públicas, elevou osalário mínimo de 64 para mais de 200 dólares, e não quebrou aprevidência como queria FHC.



Lula, que não entende de psicologia, levantou o moral da nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo. Embora o PIG - Partido da Imprensa Golpista, que entende de tudo, diga que não.



Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país àliderança mundial de combustíveis renováveis.



Lula, que não entende de política, mudou os paradigmas mundiais ecolocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a serrespeitado e enterrou o G-8.



Lula, que não entende de política externa nem de conciliação, pois foi sindicalista brucutu, mandou às favas a ALCA, olhou para os parceiros do sul, especialmente para os vizinhos da América Latina, onde exerceliderança absoluta sem ser imperialista. Tem fácil trânsito junto aChaves, Fidel, Obama, Evo etc. Bobo que é, cedeu a tudo e a todos.



Lula, que não entende de mulher nem de negro, colocou o primeiro negro no Supremo (desmoralizado por brancos), uma mulher no cargo deprimeira ministra, e pode fazê-la sua sucessora.



Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha e afrontounossa fidalguia branca de lentes azuis.



Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes,criou o PAC, antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado investir, e hoje o PAC é um amortecedor da crise.



Lula, que não entende de crise, mandou baixar o IPI e levou ai ndústria automobilística a bater recorde no trimestre.



Lula, que não entende de português nem de outra língua, tem fluência entre os líderes mundiais, é respeitado e citado entre as pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual.



Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu, já tinha empatia e relação direta com Bush - notada até pela imprensa americana - e agora tem a mesma empatia com Obama.



Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas um agitador, é amigo do tal John Sweeny e entra na Casa Branca com credencial denegociador, lá, nos "States".



Lula, que não entende de geografia, pois não sabe interpretar um mapa, é ator da mudança geopolítica das Américas.



Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois nunca estará preparado, age com sabedoria em todas as frentes e se torna interlocutor universal.



Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um locutor debravatas, faz história e será lembrado por um grande legado, dentro efora do Brasil.



Lula, que não entende nada de conflitos armados nem de guerra, pois é um pacifista ingênuo, já é cotado pelos palestinos para dialogar com Israel.



Lula, que não entende nada de nada, é melhor que todos os outros.




Professor Pedro R. Lima.